quarta-feira, 19 de agosto de 2009

NEHOM - NÚCLEO DE ESTUDOS SOBRE HOMOCULTURA/UNIMONTES



O preconceito acorrenta a alma e limita o SER

Idealizado por Ronilson Gervasio de Brito, Bacharel em Direito e Licenciado em Filosofia, com especialização em Filosofia e Direito Público e Privado, pela Unimontes, ativista e pesquisador dos Direitos Humanos dos Homossexuais, Servidor dessa Universidade, o projeto de criação do Núcleo de Estudos sobre Homocultura (NEHOM) foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unimontes, em sessão plenária no dia 28 de agosto de 2008. Os principais objetivos dessa iniciativa é de desenvolver estudos interdisciplinares sobre orientação sexual (referência à capacidade de cada pessoa de ter uma profunda atração emocional, afetiva ou sexual por indivíduos de gênero diferente - heterossexuais, do mesmo gênero –homossexuais, ou mais de um gênero - bissexuais, assim como ter relações íntimas e sexuais com essas pessoas), identidade de gênero (a profunda experiência interna sentida e individual do gênero de cada pessoa, que pode ou não corresponder ao sexo atribuído no nascimento, incluindo o senso pessoal do corpo -que pode envolver, por livre escolha, modificação da aparência ou função corporal por meios médicos, cirúrgicos ou outros- e outras expressões de gênero, inclusive vestimenta, modo de falar e maneirismos, casos mais específicos dos travestis e transexuais) e a homocultura (políticas afirmativas sobre a cultura dessas homossexualidades – gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais). Destaca-se aqui a fomentação de ações que favoreçam a pesquisa, o ensino e a extensão, bem como o intercâmbio de experiências com outros órgãos e instituições, e a divulgação desses conhecimentos à sociedade em geral, possibilitando assim a reflexão sobre a homofobia (desvalorização cultural das homossexualidades -ao terem sua sexualidade desacreditada, os homossexuais estão sujeitos à vergonha, molestação, discriminação e violência, enquanto lhes são negados direitos iguais e proteção igual, todas as negações fundamentais de reconhecimento. Gays e lésbicas também sofrem injustiças econômicas sérias: podem ser sumariamente despedidos de trabalho assalariado e têm os benefícios de previdência social baseados na família negados. Mas longe de estarem arraigados na estrutura econômica, esses derivam de uma estrutura cultural-valorativa injusta”, FRASER, 2001) e a mudança de comportamento da sociedade em relação às homossexualidades.
Ao propor a criação do Núcleo de Estudos sobre Homocultura (NEHOM), em consonância ao Programa Brasil Sem Homofobia – Programa de Combate à Violência e à Discriminação contra GLBT (hoje, após resolução da I Conferência Nacional realizada em 2008, LGBT - Gays, Lésbicas, Travestis e Transexuais) e de Promoção da Cidadania Homossexual, lançado pelo governo federal no ano de 2004, com a participação de mais de 10 ministérios, e também do governo estadual através do Plano Minas Sem Homofobia, a Universidade vem confirmar o compromisso de difundir a sua missão social – “contribuir para a melhoria e transformação da sociedade, atender as aspirações e aos interesses de sua comunidade”, tendo como princípio implantar, no ambiente acadêmico e na sociedade, o respeito à dignidade humana, a justiça social, o combate à discriminação, a valorização da diversidade, direitos estes garantidos a qualquer cidadão pela Constituição Federal. Sabendo que o ambiente educacional é um local privilegiado para desenvolver uma consciência crítica e práticas pautadas pelos direitos humanos e pelo reconhecimento da diversidade, neste sentido o Núcleo de Estudos sobre Homocultura (NEHOM) vem ampliando e democratizando o acesso à cultura, às novas concepções da história da cultura gay, dos direitos humanos e da homofobia . Mostrando essa diversidade sexual presente no cotidiano, de pessoas “comuns” a “personalidades” que se destacaram e destacam em diversas áreas no cenário regional, nacional e internacional, vivendo em seu dia-a-dia, as dificuldades e conquistas desta comunidade, redimensiona-se novos olhares e perspectivas na mudança de atitude e comportamento ao público alvo de nosso projeto. Assim, O NEHOM busca estimular o debate sobre essas teorias e práticas, bem como as políticas da diversidade sexual entre as imagens e grafias da homocultura.
As ações da Unimontes, através do Núcleo de Estudos sobre Homocultura, visam o atendimento do público em geral, em parceria com OGs e ONGs regionais que também atendem ao público específico LGBT. O atendimento ao público em geral realizado pelo Núcleo de Estudos sobre Homocultura, vem sendo realizado através de Palestras, Debates, Mesa-Redonda, Mostras Culturais, Seminários, Fóruns, Exibição de filmes e vídeos sobre a temática da diversidade sexual (Cinehom) em eventos promovidos pela Unimontes e outras Universidades públicas e privadas de Montes Claros e regiões do Norte de Minas.
O Núcleo também vem contribuindo com o auxílio aos acadêmicos da Unimontes e de outras Universidades da região, que se interessam por realizar pesquisas na área da diversidade sexual. Os acadêmicos são auxiliados pelo Núcleo nos trabalhos de Conclusão de Curso, tais como Monografias e Projetos. Este auxílio é prestado pelos professores especialistas, mestres e doutorandos que são professores da Unimontes e integrantes do NEHOM. O número de pessoas beneficiadas diretamente pelo Núcleo de Estudos sobre Homocultura até a presente data é de aproximadamente 800 pessoas. O Núcleo conta com a participação de 06 professores (Antônio Carlos Ferreira - Psicólogo; Carlos Caixeta Queiroz - Antropólogo; Letícia de Freitas C. Freire - Socióloga; Zilmar Santos Cardoso - Pedagoga; Ronilson Gervasio de Brito, Coordenador do Núcleo) e alguns acadêmicos da Universidade Estadual de Montes Claros.
O público em geral e especialmente acadêmicos e professores que participaram dos eventos realizados pelo NEHOM, em sua grande maioria, manifestaram o desconhecimento e/ou a falta de preparo para lidar com as questões relativas à temática das homossexualidades e da homofobia, depoimento relatado principalmente nos debates sobre a temática que se estendem às salas de aulas.
Os eventos realizados pelo NEHOM, são amplamente divulgados pela mídia televisiva e impressa, atingindo assim indiretamente a um público constituído por milhares de pessoas de toda a região Norte eNoroeste de Minas, vales do Jequitinhonha e do Mucuri.
Contatos: (38) 3229.8306 ou nehom@unimontes.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário