quarta-feira, 16 de setembro de 2009

ENTREVISTA: O CONGRESSO É MUITO HOMOFÓBICO

POR MAHOMED SAIGG, RIO DE JANEIRO

Rio - Vítimas da intolerância sexual, lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros são caçados diariamente nas comunidades do Rio. Conforme O DIA mostrou em série de reportagens esta semana, os homossexuais que moram nas favelas cariocas são alvo do preconceito e da ira de milicianos e traficantes. Muitos acabam assassinados por causa de sua orientação sexual.
O aumento dessa violência, que já invadiu até as salas de aula, chamou a atenção da senadora Fátima Cleide (PT-RO). Relatora do projeto de lei que criminaliza a homofobia, ela afirma que o Congresso Nacional é homofóbico. Inconformada com a dificuldade para aprovar a medida, na sexta-feira a senadora foi à tribuna mostrar as reportagens e cobrar atitude dos demais parlamentares.
O DIA: O que falta para a aprovação do projeto de lei que criminaliza a homofobia no Brasil?
Fátima: Relatei o projeto de lei em março de 2008. Mas até agora ele não pôde ser votado sequer na Comissão de Assuntos Sociais por causa de pedidos de vista e votos em separado feitos por alguns senadores. A verdade é que esta proposta tem enfrentado grande rejeição por parte de parlamentares que compõem a Frente Evangélica no Congresso, que são contra sua aprovação.
E o que esses políticos dizem sobre a violência gerada pela homofobia?
O Congresso Nacional é reflexo da sociedade. Como boa parte dos brasileiros tem preconceito, muitos têm receio político de se posicionar na defesa dos direitos humanos, sobretudo de homossexuais. O Congresso é muito homofóbico.
Por quê?
Por causa das próprias atitudes dos parlamentares. Aqui mesmo no Congresso é comum a gente ouvir piadas sobre a orientação sexual de deputados e senadores.
Quais as principais consequências da demora na aprovação desta lei?
Como não existe punição para quem age de maneira homofóbica no Brasil, o preconceito não para de aumentar. E está ficando cada vez mais violento. Uma das principais consequências dessa falta de punição é o isolamento de lésbicas, gays e travestis, que estão ficando cada vez mais limitados a guetos na sociedade.
Como a senhora vê a homofobia nas salas de aula?
Esse problema é gravíssimo porque aumenta a violência nas escolas e a evasão escolar. Hoje em dia, para um homossexual sobreviver na escola, é preciso que tenha muita determinação e força de vontade, porque o preconceito é muito grande. Mas nem sempre isso é suficiente. Se um aluno homossexual é perseguido no colégio, a tendência é que ele não volte nunca mais. Por isso é importante que os professores estejam preparados para lidar com situações como essa.
Muitos homossexuais dizem que não conseguem ingressar no mercado de trabalho. A senhora acredita que esta dificuldade está atrelada à homofobia?
Não há dúvidas de que sim. Se pessoas com alta preparação têm dificuldade para conseguir um emprego, imagina um homossexual que não consegue concluir sequer o Ensino Fundamental! Esse é o caso de muitos gays e lésbicas que abandonam a escola antes de concluir os estudos por causa da perseguição que sofrem.
A senhora acha que a homofobia é mais grave nas favelas e subúrbios?
O preconceito está em todo lugar. Mas nas favelas e periferias, a homofobia é ainda maior. É onde ela se apresenta da forma mais violenta. É também onde ela é mais consentida pela população, que finge não ver o que está acontecendo.
O que fazer para conseguir reverter este quadro?
A homofobia é uma questão cultural, que só será superada com educação. A escola tem um papel fundamental no processo de superação dessa questão. Mas nós já atingimos um patamar tão grande de violência que só a educação não resolve. Por isso insistimos na criminalização da homofobia.
Fonte: O Dia

10 comentários:

  1. Com certeza a discriminação contra gays e lésbicas é tão grande quanto a dos negros,a homofobia pode levar até mesmo a morte dessas pessoas.

    ResponderExcluir
  2. É muito triste perceber que o preconceito está tomando uma proporção tão difícil de ser controlada, no sentido de conscientizar as pessoas dos direitos de cada um como ser humano.

    ResponderExcluir
  3. O CONGRESSO NACIONAL É REFLEXO DA SOCIEDADE ,BOA PARTE DOS BRASILEIROS TEM PRECONCEITO.

    ResponderExcluir
  4. É de se preocupar que existe pessoas com sentimentos tão pobre a ponto de machucar um ser ,apenas por sua opção sexual . os palamentares deveria mudar esse quadro com leis severas que protege esse cidadãos ,lembrado que homofobia leva a morte ,todos tem direitos iguais vale apena respeitar.

    ResponderExcluir
  5. E NESCESSARIO TER UM INTERESSE DE CADA SER ,PARA DA FIM A TANTO PRECONCEITO, QUE ESTA SE ESPANDIDO EM NOSSA SOCIEDADE ,E MUITO TRISTE VER OU OUVIR QUE EXISTE PESSOAS QUE SOFRE POR UM ATO EGOISTA ,DE CIDADÃO PRECONCEITUOSO QUE NÃO RESPEITA OS DIREITOS INDIVIDUAL DOS OUTROS ,CABE AS ALTORIDADES AGIR COM VIGOR A ESSES TIPO DE PESSOAS.

    ResponderExcluir
  6. o preconceito esta realmente seguindo para um caminho de violência, e o respeito não tem mais valor.

    ResponderExcluir
  7. Se no próprio Congresso Nacional onde se encontra os representantes do povo não fazem nada para criar leis que amparam os homossexuais o que será destas pessoas e da nossa sociedade? É um vergonha que o Congresso seja homofóbico. De fato é necessário que seja tomado medidas com urgência para impedir que casos de discriminação, violência com essas pessoas continuem acontecendo, pois verdadeiramente é a população que sai prejudicada.
    Duilio Pólo Buritizeiro

    ResponderExcluir
  8. Sueli R.S. : Não se deve deixar que o preconceito tome um caminho de violência. Sem dúvida o preconceito está em todo o lugar, mas onde ele mais reflete como problema é mesmo nas classes mais baixas.
    Sueli Ricardo (polo Buritizeiro)

    ResponderExcluir
  9. O preconceito e uma atitude perigosa pois acaba levando a violência ,devemos lutar pelos nossos direito pois todos nos somos diferentes .

    ResponderExcluir
  10. SE OS GOVERNANTES NÃO DECIDIREM SOBRE ESSA VOTAÇÃO CONFORME A MINISTA DILMA FALA ENTÃO PORQUE OS POLITICOS NÃO SE ASSUME PRECONCEITUOSOS OU SUA OPÇÃO SEXUAL.
    ESSA ESTA SENDO NA REALIDADE UM DOS MAIORES PRECONCEITO JÁ VISTO NO PLENÁRIO. ESTOU SEM PALAVRAS PARA ESTA ATITUDE.

    ResponderExcluir