quinta-feira, 10 de setembro de 2009

FÉ CEGA, FACA AMOLADA

Rozângela Justino é uma “psicóloga” evangélica que afirma curar a homossexualidade. Até ir parar nas páginas amarelas de Veja desta semana, ela era conhecida apenas dos cariocas, pois, é no centro do Rio de Janeiro onde funciona seu “consultório”. As idéias estapafúrdias, para dizer o mínimo, de Rozângela Rocha e a forma odiosa como trata os homossexuais já ganharam, de minha parte, uma resposta, publicada em meu blog (www.bloglog.com.br/jeanwyllys), mas que circula pela net. Contudo, a entrevista daquela evangélica que se diz “psicóloga” me suscitou outra questão – e esta está ligada ao crescimento do fundamentalismo religioso e aos esforços deste para converter seus dogmas em leis para todos. A questão nos leva a crer que o estado laico e de direito, as liberdades civis e o humanismo estão ameaçados pelo fundamentalismo cristão (católico e, sobretudo, evangélico neopentecostal).
Em primeiro lugar, quero ressaltar que não estou me referindo à totalidade dos crentes cristãos, mas, apenas aos fundamentalistas. Conheço muitos crentes católicos e evangélicos que comungam do respeito - e até se sacrificam – pelas liberdades, pela justiça e pela humanidade. Eu mesmo fui educado no cristianismo católico e herdei, do catecismo e das comunidades eclesiais de base, o humanismo e o amor pelo outro que hoje defendo embora não seja mais católico. Há muitos outros crentes que defendem o mesmo. Mas, não é o caso dos fundamentalistas, cujo exemplo em questão aqui é a tal “psicóloga” Rozângela Rocha.
Cristãos fundamentalistas são aqueles que crêem na Bíblia - ou seja, nos fundamentos de sua religião, como verdades absolutas e inquestionáveis - sem interpretá-la (e Bíblia, como um texto literário escrito em contexto histórico e social bastante diferente do nosso, na maioria de suas passagens, deve ser interpretada e não tomada ao pé da letra). O fundamentalismo religioso tem, então, total identidade com o fanatismo e com o obscurantismo.
A as idéias de Rozângela Justino e de muitos cristãos acerca da homossexualidade – de que esta é uma doença ou um “pecado mortal” e que os homossexuais vivem em pecado e que, portanto, “não herdaram o reino dos céus” – estas idéias são obscurantistas e fanáticas e abrem mão da razão e do espírito crítico. Rozângela Justino e os outros fundamentalistas cristãos – muitos deles ocupando espaços na tevê e cadeiras em câmaras de vereadores, assembléias legislativas e na Câmara dos Deputados – querem que mulheres e homens vivam segundo leis e valores descritos em um livro (a Bíblia) escrito há dezenas de séculos antes de nós; querem que joguemos fora todas as descobertas científicas e argumentos filosóficos acumulados nos últimos dois mil anos de discurso humano para vivermos conforme vivem os personagens da Bíblia. Não! Mulheres e homens precisam desenvolver suas virtudes e possibilidades humanas, ou seja, precisam ser humanistas, e lutar pelas liberdades civis.
Não se calar diante de Rozângela Justino e de outros fundamentalistas é, portanto, lutar pela tolerância, pela liberdade de crença e de descrença e pela laicidade. Em seu Artigo 19, a Constituição afirma que o estado brasileiro é laico e que, como tal, não deve nem pode estabelecer preferências entre as religiões. O texto constitucional dá à pessoa humana o direito de acreditar ou não em um ser divino, mas, afirma que o estado não tem sentimento religioso.
A história nos mostra que o fundamentalismo em qualquer religião só leva as pessoas ao autoritarismo, à escravidão e à violência. Fundamentalistas como Rozângela Justino não têm compromisso com a ética que assegura a vida nem com o bem-estar de todos. Essa gente quer estabelecer a paz dos cemitérios. Como diz a letra da canção, “fé cega, faca amolada”.
Jean Wyllys - escritor


11 comentários:

  1. Realmente professor esta notícia da revista Veja é de causar um espanto. Fico mais triste com essas religiões e pessoas que acreditam numa possibilidade de cura para Homossexuais. Bom na verdade o meu questionamento é: Homossexuais estão doentes? De que? ainda não percebi que doença é essa...
    Fazer uma opção por nossa sexualidade não é de respeito a ninguém, essa opção só a mim interessa.
    Acho que essas pessoas que dizem promover uma cura para os homossexuais é que merecem uma cura.

    Daniel Martins
    Cursista - Genero e Diversidade na Educação
    Pólo de Januária

    ResponderExcluir
  2. tatiana

    Eu acho que ninguém tem que mudar porque o outro não o aceita, se a pessoa for feliz assim a opinião de outras pessoas não irá fazer efeito ou atrapalhar, se existir uma certeza do que realmente ela quer.

    ResponderExcluir
  3. É PORQUE NÓS EVANGÉLICOS SOMOS SEQUIDORES DE CRISTO E SOMOS TESTEMUNHA VIVAS QUE DEUS JÁ TRANSFORMOU VIDAS DE HOMOSSEXUAIS ,LÉSBICA DENTRO DAS NOSSAS IGREJAS.HOJE ELAS DÃO TESTEMUNHOS E TEEM DVDS COMPROVANDO A TRANSFORMAÇÃO.

    ResponderExcluir
  4. Fico muito impressionada com esse tipo de situação, em que existem pessoas que querem de todas as formas viver o que está escrito na Bíblia, quando na realidade não têm nem mesmo a capacidade de interpretação da mesma. Querem ser os donos da verdade e acabam por se tornarem pessoas que não conseguem direcionar nem mesmo suas próprias vidas. Se Deus que nosso Criador e Pai não nos condena e sempre tem amor e compaixão por nós, por que temos que deixar que pessoas como nós o faça?

    ResponderExcluir
  5. AO VER A RELIGIÃO SENDO COLOCADA PELOS SEUS SEGUIDORES COMO RELIGIÃO QUE VENCE QUALQUER OPÇÃO SEXUAL FICO PASMO. PORQUE SE DEUS AMA A TODOS DO JEITO QUE SÃO PORQUE MODIFICÁ-LOS A MINHA MANEIRA PARA INTEGRÁ-LOS A SOCIEDADE?
    SÃO TANTAS AS PERGUNTAS QUE CABE AQUI NESTE MOMENTO MÁS O QUE PENSO É QE DEUS ESTÁ ACIMA DE TODOS E QUEM RESOLVE O QUE FAZER É SOMENTE ELE.

    ResponderExcluir
  6. A sexualidade das pessoas se modificam ao longo da vida por vários fatores, sendo assim todos quanto decidirem serem homosexuais também poderá deixar de ser.

    ResponderExcluir
  7. ISSO e de arrepiar, pois abrir consutorio dizendo que vais curar os problemas dessas pessoas bom so pode ta querendo ficar rica , pois a sexualidade da pessoa modificam por causa de alguns fatores que ocorreu durante a sua vida sabe la o que aconteceu. Deus conhece o coração de todos os seres humanos e ele Ama sem acpção de pessoas,não vale apena mudar para agradar a sociedade , mas sim pára agradar a Deus dando ouvido a palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  8. A SEXUALIDADE E DEFINIDA QUANDO NASCE ,MAS TEM ALGUNS QUE POR DIVERSO FATOR,ACABA MUDADO A SUA SEXUALIDADE ,MAS QUERER USA A BIBLIA PRA GANHAR DINHEIRO ,ISSO SIM JA MOSTRA QUE ESSA PESSOA NÃO CONSEGUE INTERPRETAR A BIBLIA APENAS USA PARA ADQUIRIR RECURSOS FINANCEIRO ,QUANTO AS PESSOAS DIFERENTES NÃO VALE APENA MUDAR PARA AGRADAR A SOCIEDADE ,MAS VALE ESTUDAR A PALAVRA DE DEUS E OBTER CONHECIMENTOS E MUDAR POR JESUS E NÃO PRA AGRADAR A HOMENS CHEIOS DE PECADO COMO QUALQUER UM.

    ResponderExcluir
  9. Jesus curava cegos, surdos, mudos, paralíticos, entre tantos outros, bem como mudava até nome dos discípulos, para trazer para nós o sentimento de conversão das pessoas, não exatamente a cura física, mas assim como acolheu a mulher adúltera, acolhe todas as pessoas sem discrimina-las. A questão tratada em tela é social e não religiosa e Jesus, como homem social e até político, não entenderia o homossexualismo como um problema a ser tratado. A cura do homossexualismo tem que ser desejada pela pessoa e não pelo meio social, político ou religioso em que ela se insere.

    ResponderExcluir
  10. Acredito que a pessoa não escolhe sua opção sexual. acredito também que Jesus Cristo é capaz de modificar qualquer pessoa basta ele querer. Portanto sei que é possível uma pessoa homoafetiva deixar o homossexualismo com o passar do tempo e proclamar que deus o curou. Para Cristo tudo é possível!

    ResponderExcluir
  11. Vem a questão que questionei no módulo I, as crenças familiares não tem contribuido para perpetuação dos conhecimentos acerca dos homossexuais? Será que a escola está pronta para lidar com tais situaçoes?
    A diversidade de conhecimentos torna inviável a concepção de certo ou errado, até agora só é possivel dizer não a discriminação, mas e quanto ao que Débora, Duidílio,... disseram não faz sentido? Claro, até o momento que tiveram uma fundamentação teórica tudo é válido, todos têm direito à vida, no entanto todos tem direito de ser o que quizer, assim como as prestações de contas será igual para todos. É importante ressaltar que as receitas são dadas, geralmente algumas são escolhidas, outras não...quase sempre alguém se perde em suas filisofias, eu não...

    ResponderExcluir