quinta-feira, 17 de setembro de 2009


O psicólogo brasileiro Klecius Borges lançou na última quarta-feira, dia 5, o livro "Terapia Afirmativa", uma obra dedicada à Psicologia e à Psicoterapia dirigida a gays, lésbicas e bissexuais. Segundo Klecius, a orientação homoafetiva tem especificidades que justificam uma abordagem com características próprias e centrada exclusivamente nesta questão, razão que o incentivou a direcionar seu trabalho a gays, lésbicas e bissexuais. Outra razão para o trabalho estar direcionado a esse público é a grande experiência pessoal e com tais questões e sua vivência no exterior junto a grupos que lidavam exclusivamente (e seriamente) com esta temática.De acordo com a visão afirmativa, a identidade homossexual é expressão natural, espontânea e positiva da sexualidade humana, em nada inferior à identidade heterossexual. Essa nova forma de abordar a homossexualidade, tanto do ponto de vista conceitual quanto clinico é tema do livro "Terapia Afirmativa - Uma introdução à psicologia e à psicoterapia dirigida a gays, lésbicas e bissexuais". Nele, o psicólogo Klecius Borges reúne informações e orientações que visam a combater o preconceito e a discriminação em um lugar em que a singularidade, a intimidade e as escolhas individuais devem ser abordadas com respeito ímpar: o consultório psicoterápico.
o livro "Terapia Afirmativa", em que apresenta um resumo sobre a abordagem clínica desenvolvida a partir de 1973, quando a Associação Americana de Psiquiatria retirou a homossexualidade de seu manual de diagnósticos psiquiátricos.Para Klecius, é a homofobia _e não a homossexualidade_ que deve ser condierada patologia. É ela [homofobia] a responsável pelo desenvolvimento dos sintomas psicológicos encontrados com mais frequência entre a comunidade homossexual.Segundo Borges, há três formas de manifestação da homofobia: sóciocultural, institucionalizada e internalizada. A homofobia sóciocultural tem como base a crença de que a homossexualidade, especialmente a masculina, ameaça a estrutura patriarcal na qual os valores masculinos predominam. Aqui, o homossexual é visto como um ser efeminado, e por isso mesmo, diminuído em sua escala social (preconceito de gênero). A homofobia institucionalizada parte do pressuposto de que todos são heterossexuais, originando demandas ignoradas dos grupos sociais, cobertura da mídia de modo enviesado, identificação de estereótipos negativos e demarcação de "guetos" onde atitudes homossexuais são mais "toleradas".Por último, a homofobia internalizada, oriunda do contexto e a que mais associa imagens negativas aos homossexuais, já que está enraizada por quem nasceu e cresceu em um ambiente heterocentrado.O objetivo de uma terapia afirmativa é auxiliar o paciente a tonar-se mais autêntico por meio da integração dos sentimentos, pensamentos e desejos homossexuais às diferentes áreas da vida, não apenas sexual, desenvolvendo dessa forma uma identidade gay positiva.
Terapia Afirmativa - Uma introdução à psicologia e à psicoterapia dirigida a gays, lésbicas e bissexuais104 páginasR$ 28,90Edições GLS

11 comentários:

  1. Um trabalho bastante importante e interessante do psicólogo Klecius.Precisamos combater o preconceito e a discriminação partindo da aceitação às escolhas de cada um.

    ResponderExcluir
  2. A TERAPIA AFIRMATIVA VAI INCENTIVAR E DIRECIONAR O TRABALHO COM ESSE PÚBLICO.

    ResponderExcluir
  3. esse psicólogo estão mostrado nesse trabalho importante que devemos acabar com os preconceito respeitando, os direito dos outros principalmente as sua escolhas individuais .

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. O PSICOLOGO ESTA MOSTRADO QUE DEVEMOS LUTAR PELOS NOSSOS DIREITO, E ACABAR COM OS PRECONCEITO,POIS E RESPEITANDO AS ESCOLHA INDIVIDUAIS DOS OUTROS QUE VAMOS DA FIM AO PRECONCEITO.

    ResponderExcluir
  6. O trabalho deste psicólogo é muito relevante, ajuda as pessoas a se encontrarem na opção sexual e conviver na sociedade de forma normal e saúdavel. Contribui para que entendam que todos devem lutar pelos nossos direitos e com uma intensa luta poderemos decepar com a presença marcante do preconceito.

    ResponderExcluir
  7. Esse psicólogo ,esta mostrando para alguns que e vitima de preconceito ,que existe solução para esses atacaques que se chama direito humano, e caber a cada vitima procurar seus direitos ,assim muitos vão respeitar.

    ResponderExcluir
  8. O psicologo,mostra que devemos respeitar os outros com suas diferença ,pois o respeitar e o dever de todos nos.

    ResponderExcluir
  9. O RESPEITO É IMPORTANTE PARA QUEM TEM PRECONCEIO. APESAR DE QUE O PSICÓLOGO DIZ QUE PESSOAS SÃO ATACADAS EU ACREDITO QUE SIM PORQUE QUANDO SE É AGRESSIVO A PESSOAS PERDE A RAZÃO COMPLETAMENTE E VAI ALÉM DO PRECONCEITO. ISSO É CRIME? PORQUE ENTÃO NÃO A REGISTRO DE PESSOAS QUE FORAM PRESSAS POR ESTE TIPO DE COMPORTAMENTO. A IMPINIDADE DÁ DIREITOS DE AGIREM DESSA FORMA.

    ResponderExcluir
  10. Gostei bastante das Orientações do psiciólogo Klecius Borges,pois o mesmo explica com bastante clareza as diferenças entre ter homofobia e ser homosexual.A proposta de se tralhar com a terapia alternativa é muito rica,pois trabalha a identidade dessas pessoas dando-lhes mais segurança para se posicionar frente a sociedade.Irneide-Buritizeiro.

    ResponderExcluir
  11. Esses trabalhos de psicólogos são muito importantes no combate ao preconceito, e até mesma na aceitação da sociedade e do próprio indíviduo na sua escolha e decisão.
    Parabéns ao Klecius pelas orientações.

    ResponderExcluir