terça-feira, 1 de setembro de 2009

PODE ME CHAMAR DE GAY



Pode me chamar de gay, não está me ofendendo. Pode me chamar de gay, é um elogio. Pode me chamar de gay, apesar de ser heterossexual, não me importo de ser confundido. Ser gay me favorece, me amplia,me liberta dos condicionamentos. Não é um julgamento, é uma referência. Pode me chamar de gay, não me sinto desaforado, não me sinto incomodado, não me sinto diminuído, não me sinto constrangido. Pode me chamar de gay, está dizendo que sou inteligente. Está dizendo que converso com ênfase. Está dizendo que sou sensível. Pode me chamar de gay. Está dizendo que me preocupo com os detalhes. Está dizendo que dou água para as samambaias. Está dizendo que me preocupo com a vaidade. Está dizendo que me preocupo com a verdade. Pode me chamar de gay. Está dizendo que guardo segredo. Está dizendo que me importo com as palavras que não foram ditas. Está dizendo que tenho senso de humor. Está dizendo que sou carente pelo futuro. Está dizendo que sei escolher as roupas. Pode me chamar de gay. Está dizendo que cuido do corpo, afino as cordas dos traços. Está dizendo que falo sobre sexo sem vergonha. Está dizendo que danço levantando os braços. Pode me chamar de gay. Está dizendo que choro sem o consolo dos lenços. Está dizendo que meus pesadelos passaram na infância. Está dizendo que dobro toalha de mesa como se fosse um pijama de seda. Pode me chamar de gay. Está dizendo que sou aberto e me livrei dos preconceitos. Está dizendo que posso andar de mãos dadas com os anéis. Está dizendo que assisto a um filme para me organizar no escuro. Pode me chamar de gay. Está dizendo que reinventei minha sexualidade, reinventei meus princípios, reinventei meu rosto de noite. Pode me chamar de gay. Está dizendo que não morri no ventre, na cor da íris, no castanho dos cílios. Pode me chamar de gay. Está dizendo que sou o melhor amigo da mulher, que aceno ao máximo no aeroporto, que chamo o táxi com grito. Pode me chamar de gay. Está dizendo que me importo com o sofrimento do outro, com a rejeição, com o medo do isolamento. Está dizendo que não tolero a omissão, a inveja, o rancor. Pode me chamar de gay. Está dizendo que vou esperar sua primeira garfada antes de comer. Está dizendo que não palito os dentes. Está dizendo que desabafo os sentimentos diante de um copo de vinho. Pode me chamar de gay. Está dizendo que sou generoso com as perdas, que não economizo elogios, que coleciono sapatos. Pode me chamar de gay. Está dizendo que sou educado, que sou espontâneo, que estou vivo para não me reprimir na hora de escrever. Pode me chamar de gay. Que seja bem alto. A fragilidade do vidro nasce da força e do ímpeto do fogo".
Fabrício Carpinejar/escritor

8 comentários:

  1. QUE TODAS AS PESSOAS DEVERIAM SER COM AS MENTES ABERTAS E LIVRES DO PRECONCEITO E NÃO TOLERAR A OMISSÃO.sE TODAS AS PESSOAS TIVESSEM A CORAGEM DE SE ASSUMIREM, ELAS ESTARIAM REFORÇANDO A IDÉIA DE QUE PRECONCEITO SÓ EXISTE MESMO NA CABEÇA DAS PESSOAS. ASSUMIR-SE DIANTE DA SOCIEDADE SEM TER MEDO DE SER CRITICADO, DEVE SER A ARMA PARA COMBATER O PRECONCEITO E SE MOSTRAR DISPOSTO A GUERREAR PELO ESPAÇO QUE LHE CABE POR DIREITO.

    ResponderExcluir
  2. Débora Braga
    SOMOS TODOS IGUAIS, PORÉM DIFERENTES E É ESSA DIFERENÇA QUE DEVEMOS RESPEITAR.SOMOS TODOS DOTADOS DE SABEDORIA E CAPACIDADE, ENTÃO POR QUE PECAMOS COM TAL IGNORÂNCIA? PRECISAMOS NOS LIBERTAR E LIBERTAR TAMBÉM ESSAS PESSOAS DESSE MASSACRE DE REJEIÇÕES.

    ResponderExcluir
  3. DEVEMOS RESPEITAR CADA UM ,POIS SOMOS IGUAIS.DEVEMOS DEIXAR O PRECONCEITO DE LADO TRATAR TODAS AS PESSOAS BEM.

    ResponderExcluir
  4. O nossos preconceitos devem ser esquecidos. O sensato a fazer é respeitar a todos, pois somos iguais.

    ResponderExcluir
  5. Respeitar as diferenças é de fundamental importância. Todos merecem respeito, não importa sua raça, crença,sexo, idade, posição social ou econômica. Se respeito o outro com certeza vou ser respeitado e acredito que todos almejam esse sentimento.
    Zuleide

    ResponderExcluir
  6. Rosana Braga disse:
    A bíblia quando lida e interpretada corretamente,mostra trazendo para o nosso contexto que Jesus dava vez e voz para as mulheres,assim como para os pobres e oprimidos,como mostra algumas passagens bíblicas.Porém o pensamento é veloz e antes de termos discernimento do que falar ou fazer já cometemos atos de preconceito.Penso que como
    diz Morin;é necessário termos a consciência de entendermos,respeitarmos,compreendermos as diferenças para então termos na unidade a diversidade.

    ResponderExcluir
  7. O PRECONCEITO É UMA FORMA DE AFASTAR PESSOAS PARA QUE NÃO POSSA SER TENTADO. É UMA COISA ABSURDA VER PESSOAS SORRINDO DE OUTRAS POR ESSE OU QUELE MOTIVO.É FÁCIL TER UM AMIGO HOMOAFETIVO DO QUE TER UM EM CASA? CLARO QUE SIM PORQUE APONTAR OPÇÃO DOS OUTROS É ÓTIMO, MÁS ENCHERGAR OS MEUS É MAIS COMODO.
    QUANDO COMENTEI OS OUTROS TEXTOS E ESTE PERCEBO QUE A INJUSTIÇA TEM UM GRANDE ALIADA QUE SE CHAMA DISCIMINAÇÃO. QUE PENA FECHAR OS OLHOS PARA AS PESSOAS E NÃO TENTAR CONHECER PESSOAS DIFEENTES QUE PODEM NOS ENSINAR TANTO SOBRE A VIDA.
    PARA TERMINAR ESSE COMENTÁRIO SUGIRO ESCUTAREM A MÚSICA DE CAZUZA IPOCRESIA.

    ResponderExcluir
  8. Esse texto nos fala de um heterosexual que é confundido com gay ,por suas maneiras e atos sensíveis.As pessoas tem mania de julgar sem conhecer.É por esse e outros motivos que as mudanças devem acontecer!

    ResponderExcluir